quarta-feira, 23 de abril de 2014

Um novo perfil de catequista: mistagogo


Que há necessidade da renovação da Catequese, não dúvidas, e para isso é preciso a renovação nos métodos utilizados como também no próprio catequista.

O catequista precisa ser um mistagogo!

E o que é mistagogia?
Palavra da língua grega ("misté" que vem de mistério e "aguéim" tem a ver com conduzir, guiar...) e podemos traduzir para: ação de guiar para dentro do mistério,   atualmente vem sendo falada seja na Catequese, Liturgia e Teologia.

Assim, o catequista será o guia para os seus catequizandos, colocando-os em contato com esse mistério!

Para ter acesso a este mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino, é necessário ser iniciado não só pelas palavras, mas através de ações simbólicas e ritos (celebrações litúrgicas).


Chega uma outra palavra que caminha com a Mistagogia, o Querigma...

O Querigma proclama a obra de Cristo, sua vida e ensino, como a sua morte, ressurreição, ascensão, a descida do Espírito Santo e o surgimento da Igreja. A Mistagogia é o caminho para que se possa "entrar" nesse mistério de Cristo e assim conhecer, amar e querer ficar com Ele.

O catequista precisa estudar e se preparar para poder compreender o processo pedagógico da fé, pois, sua missão é dupla: transmitir o ensinamento e conduzir o catequizando no mistério da fé.


Segundo o livro " Querigma e Mistagogia (Caminhos à Iniciação Cristã), obra elaborada pela Pastoral Catequética da Diocese de Osasco, que propõe um olhar crítico e reflexivo sobre o tema da Iniciação Cristã de Adultos,  diz que o Catequista tem que ser pedagogo e mistagogo, e nos faz despertar com relação a formação deste catequista, pois, pedagogo é um profissional habilitado da Educação.


É importante que tenhamos a consciência  de como guiar os nossos catequizandos através dos nossos encontros catequéticos: planejando, executando, coordenando, acompanhando e avaliando o tempo todo! E para isso o catequista deverá ter noção  de como executar as metas traçadas para a sua catequese!

Este será um novo tema a ser pensado...


Por enquanto vamos refletir sobre a Mistagogia e o Querigma!



  Gi Germano
 
Fonte:  Querigma e Mistagogia (Caminhos à Iniciação Cristã)
 
 

 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário